Dia do Empreendedor

sábado, 05 de outubro de 2019
Neste dia 05 de outubro comemoramos o Dia do Empreendedor

Ontem, dia 04 de outubro, o Presidente da Acimi, Sr. Amauri Welter esteve no Colégio Estadual Padre Eduardo Michelis, e o diretor Conselheiro Sr. Valdecir Gonçalves esteve no  Colégio Estadual do Campo Teotônio Vilella, situado no Distrito Portão Ocoí, onde entregaram flyers à direção dos Colégios, para serem encaminhados aos estudantes. Os flyers tratam do Dia do Empreendedor (05 de outubro) e servem de incentivo para que os estudantes busquem empreender.

Dia do Empreendedor: 5 dicas para quem deseja abrir um negócio

Pequenas e médias empresas são a espinha dorsal da economia global e sustentam a criação de novos empregos e o crescimento da economia. Não há época melhor para comemorarmos o Dia Mundial do Empreendedor do que agora. Também é uma boa hora de lembrarmos que, a fim de garantirmos a continuidade da oportunidade de crescimento, devemos capacitar essas empresas a endereçar uma tendência crescente: o quebra-cabeças da produtividade. Porque espírito empreendedor, motivação e paixão, por si só, não bastam.

Portanto, empreender se tornou o sonho de muitos brasileiros, porém nesse processo os desafios e as dificuldades são inúmeros e é preciso ter muita resiliência para alcançar o sucesso”. Com isso, a We Do Logos, maior comunidade de designers da América Latina, listou algumas informações importantes para o empreendedor ser bem-sucedido em seus negócios.

1. Saiba delegar as tarefas
O empreendedor deve se dedicar aos assuntos estratégicos para a empresa. Por isso, delegue tarefas operacionais, como atender telefone e organizar o estoque. Descentralize funções importantes, que possam ser realizadas por outras pessoas e saiba como reter esses talentos. Oferecer um ambiente confortável, segurança e horários flexíveis, por exemplo, são fatores que auxiliam muito a manter a equipe motivada. “Outro ponto fundamental é treinar os colaboradores pessoalmente, explicando o modo de execução de cada tarefa, definindo processos e estabelecendo padrões de qualidade”, explica Gustavo Mota, CEO da We Do Logos.

2. Tenha sensibilidade para resolver conflitos
Seja sempre imparcial e procure a maneira mais justa para resolver um problema entre seus colaboradores. “Quando uma desavença surgir, escute os dois lados, entenda as razões e os pontos de vista de cada um e tenha uma postura racional para que o clima da equipe não seja prejudicado”, recomenda Mota.

3. Assuma os próprios erros e compartilhe realizações
Não há nenhum problema em errar, o que não pode acontecer é não assumir as falhas. Exponha os erros e esteja aberto a discutir soluções, isso evitará boatos que podem gerar desconfianças e distrações. Do mesmo jeito que é importante se desculpar pelas falhas, celebrar os acertos é fundamental. Por isso, compartilhe e comemore as conquistas com a equipe. A vantagem dessa atitude é que ela enche o ambiente de boas energias, o que aumenta a produtividade.

4. Incentive a comunicação
O bom gestor está sempre atento ao bem-estar da equipe e é sempre uma pessoa disposta a ouvir. Valorize o canal de comunicação com a equipe e esteja sempre disposto a dialogar e valorizar as opiniões dos colaboradores, pois elas podem trazer ideias que vão ajudar você a melhorar vários aspectos no bom funcionamento da empresa.

5. Dê feedbacks produtivos
Os colaboradores precisam saber quão são produtivo são e o que precisam fazer para se desenvolverem profissionalmente. Seja criterioso e justo na hora de passar o feedback para a equipe. “Ser sincero é um ponto importante, mas tenha sempre em mente que algumas críticas, quando não feitas em um discurso construtivo, podem desanimar o seu funcionário. Procure sempre agregar incentivos às críticas e adote uma postura parceira ao sinalizar os pontos a melhorar”, finaliza Mota.

FONTE: REDAÇÃO ADMINISTRADORES.COM